terça-feira, 12 de julho de 2011

Núcleo de Educação Especial oferece 40 vagas para curso de braile

Núcleo de Educação Especial oferece 40 vagas para curso de braile

Danilo OliveiraNúcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação



O Núcleo de Educação Especial (Nede), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, vai abrir inscrições – entre os dias 11 e 15 – para a segunda turma do curso de braile.

Estão sendo oferecidas 40 vagas, distribuídas entre os turnos matutino (20) e vespertino (20). Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, pela internet.
As aulas acontecem entre os dias 25 e 29 de julho, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, no auditório do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I da UNEB, em Salvador.
“Esse curso é mais uma ação oferecida pela universidade voltada para a inclusão de pessoas com deficiência”, explica a professora do núcleo Patrícia da Hora, coordenadora do curso.
A iniciativa tem como público-alvo professores das redes estadual e municipais de ensino, pesquisadores e estudantes de graduação.
O braile é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo. Pelo sistema é possível fazer a representação tanto de letras, como de algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por deficientes visuais com baixa ou nenhuma visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.
O Nede prevê para este ano a realização do I Fórum sobre Deficiência na Comunidade Indígena, agendado para agosto, e uma nova turma do curso de formação de professores na área da deficiência visual.
Informações: Nede/Campus I – tel. (71) 3117-2331.
Foto (home): Divulgação

Sem comentários:

Enviar um comentário