Núcleo de Educação Especial oferece 40 vagas para curso de braile
Danilo OliveiraNúcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
Assessoria de Comunicação
O Núcleo de Educação Especial (Nede), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, vai abrir inscrições – entre os dias 11 e 15 – para a segunda turma do curso de braile.
Estão sendo oferecidas 40 vagas, distribuídas entre os turnos matutino (20) e vespertino (20). Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, pela internet.
As aulas acontecem entre os dias 25 e 29 de julho, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, no auditório do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I da UNEB, em Salvador.
“Esse curso é mais uma ação oferecida pela universidade voltada para a inclusão de pessoas com deficiência”, explica a professora do núcleo Patrícia da Hora, coordenadora do curso.
A iniciativa tem como público-alvo professores das redes estadual e municipais de ensino, pesquisadores e estudantes de graduação.
O braile é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo. Pelo sistema é possível fazer a representação tanto de letras, como de algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por deficientes visuais com baixa ou nenhuma visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.
O Nede prevê para este ano a realização do I Fórum sobre Deficiência na Comunidade Indígena, agendado para agosto, e uma nova turma do curso de formação de professores na área da deficiência visual.
Informações: Nede/Campus I – tel. (71) 3117-2331.
Foto (home): Divulgação
Sem comentários:
Enviar um comentário