segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SEC: Festival de coreografias mostra influência da música africana na cultura brasileira


O Festival de Coreografias já faz parte do calendário escolar e visa à valorização e organização dos alunos da 5ª a 8ª série, que são envolvidos em todas as disciplinas para a realização do festival.  “É um prazer imenso promover esse tipo de evento na escola, pois sentimos o quão é importante a interação e integração demonstrada nesse tipo de atividade lúdica e coletiva”, afirma a diretora, Mônica Ramos de Oliveira. 
O evento tem origem nas aulas de artes cênicas, ministradas pela professora e coordenadora do festival, Marina Dias. Os estudantes colaboram na confecção das roupas e ajudam a montar as coreografias. Este ano, cada professor apadrinhou uma turma para dividir as responsabilidades com a coordenadora.

A ideia foi juntar música e dança à linguagem do teatro. “Em média, 70% dos alunos se empenham e, mesmo que não participem das apresentações, colaboram na organização e nos ensaios. Com isso, notamos a elevação da sua autoestima, desenvolvendo neles a expressão corporal e revelando vários talentos”, ressalta a diretora.

Programação – O festival será aberto com o pronunciamento da diretora Mônica Oliveira, seguida da fala da professora Marina Dias. Antes das apresentações das coreografias, estudantes mostram Apresentação do Cangaço, que aconteceu no Arraiá do Cangaço, promovido pela escola, no último São João.

A mostra das coreografias do festival seguirá por ordem das séries, iniciando pela 5ª e culminando com a 8ª. Durante a apuração dos pontos, atribuídos pelos jurados convidados, alunos do professor de capoeira e porteiro da Escola, Emerson Carneiro, se apresentam. A entrega das premiações - medalhas de ouro, prata e bronze - será feita pelos professores. Após o evento, haverá um lanche coletivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário