História do VI Festival de Coreografias-Colégio Estadual Antônio Bahia
A ideia surgiu em 2005, através da Professora Marina Carneiro de Oliveira Dias, nas aulas de Artes Cênicas que a mesma ministrava antes de a Grade Curricular ser modificada este ano. Foi uma forma que a professora Marina encontrou para não trabalhar somente a parte teatral, pois ela trabalhava muito com música, e a aceitação era excelente por parte da maioria dos alunos, apesar de o trabalho ser enorme, porém gratificante.
Com o festival intenta-se valorizar ao alunado e promover uma homenagem em comemoração à passagem do Dia do Estudante e percebemos isso nos mesmos, principalmente por serem alunos de escola pública, onde não se faz muito esse tipo de trabalho voltado à expressão corporal através da dança. E para desenvolver um trabalho desse o educador precisa ter coragem e amor pelo que faz, pois assim colherá bons frutos.
A maior dificuldade para a escola é a falta de formação nessa área, apoio de alguns colegas que criticam, pois preferem dar as aulas não liberando tempo para os ensaios. A escola não possui sala adequada para o desenvolvimento dos trabalhos e usamos as salas de aula onde a acústica e o espaço, atrapalham as aulas dos demais professores que não estão ensaiando no momento.
A direção sempre apoiou o evento e isso deixa a Professora Marina e os outros professores envolvidos bastante satisfeitos, pois há o reconhecimento do valor que esse trabalho apresenta. Os resultados são excelentes, em média 70% dos alunos se empenham e mesmo que não participem das apresentações, colaboram na organização e nos ensaios. Com isso notamos a elevação da autoestima deles, desenvolvendo a expressão corporal e revelando vários talentos, pois os mesmos ajudam na confecção das roupas, dão ideias, montam as coreografias junto aos professores.
Esse ano as disciplinas envolvidas foram Artes e Educação Física, pois a tentamos não atrapalhar as aulas das demais disciplinas, mas a ornamentação do espaço onde o evento acontece é feita pela Professora Marina com auxílio do corpo docente e discente.
Alguns pais comparecem para ver as apresentações dos seus filhos.
A programação para o evento desse ano dar-se-á da seguinte forma:
· Abertura com fala da diretora Mônica Ramos de Oliveira, homenageando os alunos pelo dia do Estudante;
· Breve fala da Professora Marina;
· Apresentação da equipe vencedora do Festival de 2011, que teve como tema a Cultura Africana;
· Apresentação da Escola de Ballet Henrique Oliver;
· Apresentação das turmas na ordem das 5ª séries até as 8ª séries;
· Durante a apuração dos pontos, atribuídos pelos jurados convidados, haverá uma apresentação de um Documentário sobre Luiz Gonzaga;
· A entrega das premiações é feita pelos professores, com medalhas de ouro, prata e bronze;
· Após o evento há o lanche coletivo.
É um prazer imenso promover esse tipo de evento na Escola, pois sentimos o quão é importante a interação e integração demonstrada nesse tipo de atividade lúdica e coletiva.
Conceição do Coité, 06 de agosto de 2012.
Por:
Marina Carneiro de Oliveira Dias-Professora
Mônica Ramos de Oliveira-Diretora
Sem comentários:
Enviar um comentário