sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Perfil dos Estudantes


4. Perfil dos estudantes

 Os estudantes possuem um nível socioeconômico baixo, a maioria advém da zona rural e necessita de transporte escolar para vir à escola, esse transporte é viabilizado pelo município através dos recursos enviados pelo Governo do Estado. Observamos que muitos trabalham no contra turno como serventes de pedreiro, babás, domésticas, carregadores de compras e nas roças de suas famílias ou de conhecidos. Os Trabalhos que fazem normalmente são para ajudar às famílias. 25% da clientela reside na zona urbana, em bairros periféricos e suas condições socioeconômicas não diferem dos alunos da zona rural, apenas apresentam algumas peculiaridades que nos permite identificar sua origem.
De modo geral, a escola é conhecedora da realidade social e econômica da família dos alunos. Isto porque há reuniões periódicas entre direção, pais e professores onde se trata das questões de ensino-aprendizagem ocorridas ao longo de cada unidade, além das que são de ordem disciplinar. Sendo assim, o perfil de cada família é construído paulatinamente com a interação entre família e escola, pois acreditamos que essa parceria possibilitará uma ferramenta única para que os objetivos sejam finalmente atingidos.
O desempenho escolar do nosso alunado está entre um nível médio a baixo, visto que os últimos índices escolares apontam um rendimento abaixo dos padrões exigidos pelo Ministério da Educação e Cultura. Desta forma, há uma crescente preocupação em melhorar esse desempenho, possibilitando um engajamento dos educandos em projetos e atividades propiciadas pela Secretaria de Educação e Professores da Unidade Escolar. 

5.       Perfil da comunidade de entorno

 A atuação da comunidade na escola se dá nas reuniões de pais e mestres, do colegiado, de ações coletivas para melhoria do espaço físico e nos momentos de decisão de destino de verbas enviadas para melhorias da estrutura e área pedagógica. Também contam com auxílio de seus alunos, direção, professores e funcionários e algumas pessoas da comunidade quando necessitam de reparos e quando são feitos mutirões de limpeza.
O padrão de moradia é baixo, com maioria sendo da zona rural, a condição financeira da população urbana é razoável se caracterizando na maioria de classe média baixa e alta e o dos moradores da zona rural de classe baixa, o comércio é um dos mais desenvolvidos de toda a Região Sisaleira, atendendo também a cidades circunvizinhas, possui boa infraestrutura, com muitas deficiências no saneamento básico e saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário